O COIMP, através da área técnica de turismo e cultura, representou o município de Santa Luzia do Pará na articulação junto a Fundação Cultural do Pará – FCP para conseguir acervo e projeto de Cinema Itinerante a fim de incrementar a programação cultural da I Exposição Literária Luziense – EXPOLITER, que foi realizada nos dias 24 e 25 de novembro.

A FCP entregou para a Prefeitura de Santa Luzia do Pará um kit de 200 livros para incrementar o acervo da biblioteca pública Gilberto Carlos de Matos, além das bibliotecas escolares da cidade. Nesta primeira edição do evento o escritor homenageado foi José Veríssimo Dias de Matos (1857-1916), paraense, da cidade de Óbidos, fundador e dirigente da Revista Amazônica (1883), cujo êxito social e cultural incentivou um grupo de escritores a criar a Academia Brasileira de Letras, onde o escritor ocupou a cadeira nº18.

O evento teve como principal objetivo fomentar a leitura e a cultura do município com o desenvolvimento de atividades dos Bibliotecários, além de reunir diversas manifestações artísticas como literatura, dança, teatro entre outras. As sessões de cinema levadas pela equipe do Cine Líbero tiveram como exibição os filmes “O Pequeno Príncipe”, voltado para o público infantil, e “Últimas Conversas”, do renomado diretor Eduardo Coutinho.

A I EXPOLITER Luziense foi um evento idealizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, como apoio das Secretarias de Educação, Assistência Social, Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses – COIMP e o Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Todas as atividades realizadas do evento tiveram entrada gratuita. Esta foi mais uma ação de valorização da cultura dos nossos municípios com apoio da Sra. Raimunda Araújo, Presidente do COIMP, e Sra. Nazaré Bitencourt, Secretária Executiva.

Postado: 05/12/17 

  • doação de acervo
  • foto da CAPA

Comments are closed.