Prefeitura de Ananindeua atuando na solução para o lixo da região metropolitana

Os prefeitos de Ananindeua, Manoel Pioneiro; de Belém, Zenaldo Coutinho; e de Marituba, Mário Filho, além dos vereadores dos 3 municípios se reuniram, primeiro na tarde desta quinta-feira (23), no Palácio Antônio Lemos; e à noite, no Palácio do Governo, com o secretário de Meio Ambiente e sustentabilidade, Luiz Fernandes Rocha e com o governador Simão Jatene.

O encontro objetivou discutir e analisar as medidas adotadas para solucionar os problemas detectados no aterro sanitário localizado no município de Marituba e que tem afetado os moradores das três cidades da região metropolitana da capital. No encontro, no Palácio do Governo, o secretário Luiz Fernandes apresentou as medidas emergenciais exigidas pelo Governo e que deverão ser colocadas em prática pela Guamá Tratamento de Resíduos, empresa responsável pela gestão do espaço. Entre as principais medidas e prazos estabelecidos estão: 15 dias para instalação de sistema de drenagem pluvial definitivo; 30 dias para que seja feita a cobertura definitiva dos resíduos expostos; 30 dias para cobertura da lagoa de chorume que está descoberta; 20 dias para apresentar tecnologia destinada a amenizar o odor; e 10 dias para apresentar plano de investigação ambiental para constatar possíveis irregularidades, como contaminação de solo ou corpo hídrico; entre outros.

Os governantes se mostraram preocupados com a situação e efetivaram apoio aos moradores dos municípios afetados, em especial à Marituba. Caso as medidas estabelecidas não sejam cumpridas, a empresa deverá pagar multa diária de 100.000 UPF’s (Unidades de Padrão Fiscal), o que equivale a aproximadamente 320 mil reais por dia, além de autuações por infração continuada. A Prefeitura de Ananindeua reforça seu empenho na busca de soluções definitivas para este problema.

#PrefeituradeAnanindeua

Para saber mais sobre as ações da Prefeitura de Ananindeua acesse o link abaixo:

https://www.facebook.com/PrefeituradeAnanindeuaOficial/

Postado: 27/03/17

Comments are closed.